quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Lançamento Projeto Ação- Formação – Ano IV





Elenco do festival Tennessee Williams








A quarta edição do projeto teve seu lançamento em 29 de outubro com a festa temática relacionada ao Festival Grandes autores: Tennessee Williams. Todo o elenco dos três espetáculos em cartaz (“Um Bonde Chamado Desejo”, “O Zoológico de Vidro” e “A Rosa Tatuada”) vieram caracterizados como seus personagens, num espaço ambientado com a cenografia de suas peças para ouvir as canções apresentadas por Rachel Vieira e Bruno Aranha.

O repertório foi composto especialmente para esta noite, com clássicos da música tradicional americana; como “Smoke gets in your eyes”, “Hit the Road, Jack”, “It´s only a paper moon”  esta última da trilha do filme “Uma Rua Chamada Pecado” (A Streetcar Named Desire) e outros sucessos conhecidos nas vozes de Ray Charles, Billie Holliday, Sarah Vaughan , dentre outros.

Uma animada roda de pôquer foi montada numa citação a uma das cenas de “Um Bonde Chamado desejo”, pares se formaram na pista de dança citando “O Zoológico de vidro” durante o evento houve a degustação do prato típico da culinária Creole: Jambalaya. Aprovado por todos.


Ao final do evento fomos brindados com Fernando Marinho acompanhando Raquel  Vieira em diversas canções e a noite foi encerrada  com a participação de Lucas Lopes Pontes e Larissa Aragão tocando a quatro mãos. Bela noite de abertura para o nosso projeto. 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Projeto Ação-Formação Inicia sua quarta temporada com Festival Grandes Autores:Tennessee Williams


O Projeto Ação-Formação – Ano IV será iniciado com o Festival Grandes Autores: Tennessee Williams, dentre outras atividades (workshops, palestras e apresentações musicais e teatrais), o projeto tem como objetivos a formação de plateia, preparação de atores e  reciclagem de profissionais da área artística. Patrocinado pelo quarto ano pela Petrobras, é realizado em parceria entre Sitorne Estúdio de Artes e Montivest Negócios.

Desenvolvido pela diretora teatral Teresa Costalima, o Festival apresentará três peças do autor norte americano. Todas as atividades para a sua realização foram executadas em grupo, visando o aprendizado e a formação de jovens atores e estudantes de interpretação do Curso Técnico-profissionalizante: Formação de Ator, funcionando como um teatro-escola.

Os participantes do Festival se prepararam com palestras sobre a dramaturgia de Tennessee Williams, ministradas pelo dramaturgo Hayaldo Copque; com o coreógrafo Tom Reis, os atores fizeram atividade praticas corporais e Teresa Costalima foi a responsável por trabalhar com o método Stanislavsky,  utilizado para a preparação do teatro realista. O grupo trabalhou com diversas peças do autor russo Anton Tchekov, um dos principais autores teatrais do século XIX, com sua dramaturgia sugerindo “uma fatia de vida”, foram ensaiadas cenas de  “A Gaivota”; “As Três Irmãs” e “Tio Vânia”, como fase preparatória para as montagens da obra de Tennessee Williams.

Para o desenvolvimento deste Festival, os atores foram responsáveis por todas as etapas e setores da produção e realização artística, pesquisaram desde a moda das décadas de 40 e 50 para o design dos figurinos à seleção musical para trilhas das peças e abertura do evento, revezaram-se em fotografia, comunicação e arte gráfica, desenvolveram a concepção de cenografia e adaptação de textos, após extensa pesquisa cultural do contexto da obra de Tennessee Williams, inclusive a culinária local, que poderá ser degustada no lançamento do Festival acompanhada de show musical com a cantora Rachel Vieira e o pianista Bruno Aranha.

O Autor: Tennessee Williams:

Nascido em 1911 na cidade de Columbus, Mississipi, Tennessee Williams é um dos mais importantes dramaturgos do século XX, teve inspiração para suas obras através de sua própria biografia, filho de família conturbada, oprirmido pelo pai e vivenciando ambiente de dificuldades econômicas e alcoolismo.

Ele questionou temas como a opressão racial, social e sexual, o que pode ser percebido pela melancolia presente em suas obras. Diversas de suas peças se passam no Sul dos Estados Unidos nas décadas de 40 e 50. Uma das  marcas do autor é o uso de elementos como luz e músicas, que simbolizavam o estado de alma dos personagens. Tennessee foi imortalizado ao ganhar o Prêmio Pulitzer, por sua peça "Um Bonde Chamado Desejo". Obra bastante conhecida, além de sua montagem histórica na Broadway, por sua versão cinematográfica que eternizou Marlon Brando como o rude Stanley Kowalsky.  O autor morreu em 1983, em Nova Iorque.

As peças apresentadas no Festival serão: “Um Bonde Chamado Desejo”; “O Zoológico de Vidro” e “A Rosa Tatuada”. Durante o período do Festival será realizado um Workshop de Interpretação e Saraulas (aulas ilustradas por cenas) voltados para atores com a diretora Teresa Costalima.

Todas as atividades terão entrada franca.
Fotografias: Gabriel Nascimento

Serviço:
Lançamento do Projeto Ação-Formação
Evento: Show musical e degustação de culinária Creole
Local: Café-teatro Sitorne
Data: 29.10.14
Horário: 20:00 horas
Endereço: Rua Deputado Cunha Bueno, 55, Rio Vermelho
Telefone – 33477089/ 88817228

Apresentações:
De 30 a 8 de novembro/ quinta a sábado ás 20:00h

Workshop:
14/11 – Das 14:00h ás 18:00h


Festival Grandes Autores: Tennessee Williams

Um Bonde Chamado Desejo (A Streetcar Named Desire – 1947)

“Um Bonde Chamado Desejo” conta a história de uma mulher hipersensível,  cheia de ilusões e frustrações: Blanche Dubois, uma professora de origem rica e sofisticada, que após perder a propriedade da sua familia, decide viver com sua irmã, Stella, que por sua vez é casada com Stanley Kowalsky, um ex-militar  de comportamento rude e primitivo. O convivio com o casal traz um grande choque de culturas para Blanche, ainda assim ela se sente atraída pelo cunhado, a relação entre os dois é de desejo e repulsa. Em casa dos Kowalsky, Blanche  conhece Mitch, amigo de Stanley, educado e gentil. Stanley percebe mentiras e devaneios de Blanche e acaba descobrindo sua vida pontuada por escândalos e prostituição.  

Elenco: Érka Maia, Gabriel Nascimento, Jaqueline Rolim, Luiz Otávio Filho, Nicole Fahel e Roberto Mezzotino.

O Zoológico de Vidro (The Glass Menagerie - 1943)

“O Zoológico de Vidro”, também traduzido em português como “A margem da vida” retrata a vida da família Wingfield, composta por personagens que apresentam a desilusão e falta de perspectiva características da obra de Tennessee Williams: Amanda, a mãe, vive amargurada pelo abandono do marido e a vida medíocre dos seus filhos; Tom, um sonhador aprisionado numa rotina de trabalho sufocante que se refugia no álcool e Laura, uma tímida moça, que por conta de uma pequena deficiência física extrapolou sua condição para uma vida alienada do mundo convivendo com animaizinhos de vidro. A possibilidade de um casamento para Laura é vislumbrada com a visita de Jim, grande amor da sua vida.  

Elenco: Jacy Brito, Léo Zuanes, Mariana Britto e Roberto Mezzotino.

A Rosa Tatuada (The Rose Tattoo - 1951)
 
“A Rosa Tatuada” conta a história de Serafina Della Rosa, uma costureira que vive com sua filha Rosa e seu amado marido Rosário e tem sua vida mudada após a trágica morte de Rosário em um acidente de caminhão. A partir de então, ela torna-se uma viúva amarga e reclusa com devoção excessiva pelo falecido marido. Entretanto, Rosário tinha uma amante, o que era do conhecimento de toda vizinhança. Serafina por sua vez não acredita até ser exposta a verdade. Três anos após a morte de Rosário, Serafina tem problemas com sua filha Rosa e tenta impedi-la de namorar, pois não acredita no amor após descobrir a traição do marido. Para surpresa de Serafina, surge em sua vida um novo amor: Álvaro, rapaz simples, mas extremamente parecido com o falecido.


Elenco: Carol Barletta, Larissa Aragão, Larissa Chaves, Loree Bastos, Luiz Otávio Filho, Maria Morais,  Mariana Gordilho e Táric Marins.